quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Grécia Enigmática
15.09.2010
Autor e Co-autor(es)
Autor Geane Pereira dos Santos
Dianópolis – Diretoria Regional de Ensino - TO
Colaborador(es)
Maicon Dener Fernandes
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Desenvolver interesse pela prática da pesquisa;
• Identificar as características do teatro grego;
• Compreender o significado de democracia;
• Relacionar fatos atuais com acontecimentos do passado;
• Ler e interpretar imagens;
• Desenvolver o pensamento crítico.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula situando os alunos em acontecimentos como: a Existência da Grécia, localização (com auxílio de mapas) atual e antiga e sua importância nas práticas políticas e culturais do mundo atual. Logo após fazer questionamentos para a turma:
• O que é democracia?
• O que é ser cidadão hoje?
• Que protesto faria hoje?
• Qual a função da educação?
Em seguida mostrar o vídeo Por que democracia porque democracia ( why democracy )2 min - 30 jan. 2009 . Após a apresentação do referido vídeo o professor deverá pedir que os alunos formem grupos e pesquisem:
• Onde e porque surgiu a democracia?
• Quais motivos a população tinha para criar esse sistema de governo?
• Quem era considerado cidadão na Grécia Antiga?
• O sistema de governo contrário a democracia já existiu em outros lugares? Onde? Como funcionou?
• Como era a cultura desse povo?
• Na cultura deste povo existe algum elemento da cultura atual? O que?
Aula 02:
Com as informações da pesquisa os grupos deverão produzir um vídeo de 5 minutos, no qual deverá simular uma propaganda eleitoral contendo: o defensor da Democracia, o defensor da Ditadura, defensor da Tirania pedindo voto ao seu eleitorado e todos deverão explicar como será seu plano de governo quanto à educação e cultura.
Após a apresentação o professor deverá mediar um debate questionando aos grupos qual candidato teve o melhor argumento. Por que votaria neste candidato? Simule uma eleição de voto aberto com justificativa.
Atenção Professor! O professor deverá atuar apenas como mediador.
Aula 03: Atividade.
Leve os alunos para o laboratório de informática para que iniciem a atividade de resolução de enigmas. Oriente os alunos que para execução da atividade vale colar, copiar e colar, procurar no livro, buscar na internet, só não vale copiar do colega.
Atenção Professor! O professor deverá salvar nos computadores que serão utilizados a atividade.
Material da Atividade de avaliação:
Como produzir o material:
• Abra o Power Point.
• No primeiro slide digite as regras da atividade:

• Nas palavras em destaque foi colocado um hiperlink.
• Produza outro Power Point, agora com o enigma.
• Insira uma senha que deverá ser a resposta do questionamento do slide.
Como funciona:
Ao clicar no hiperlink o aluno somente terá acesso ao slide seguinte se acertar a resposta.









Avaliação:

Determine um tempo para efetuar a atividade. O próprio aluno deverá dar seu conceito na avaliação.


Sites para o professor:
http://diegoricoy.blogspot.com/2009/03/as-reformas-politicas-sofridas-em.html
http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/4/artigo70066-1.asp
http://www.brasilescola.com/historiag/democracia-ateniense.htm

Indicação Bibliográfica:

CARDOSO, Ciro F. A Cidade-Estado antiga. 4ª Ed., São Paulo:Ática, 1993, PP. 17-56

ARAÚJO, Natália R.R. Grécia: cultura política, democracia e direito in Revista da FADIVALE, 2003, PP. 229-251