segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O uso das tecnologias midiáticas na escola

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS.

A utilização das tecnologias como recurso didático é um assunto atual e de difícil interpretação, uma vez que é um processo em constante transformação. A rapidez com que tais mudanças ocorrem gera a incerteza de que os profissionais da educação estejam realmente preparados para utilizar a tecnologia como instrumento de ensino e aprendizagem.
O livro didático, tão antigo no meio educacional, passou muito tempo sendo o principal recurso nas salas de aula sem que ninguém percebesse o verdadeiro teor do material impresso que auxiliou e auxilia na aprendizagem de tantas gerações. Atualmente, são graficamente mais atraentes. No entanto, é comum encontrar graves equívocos nas informações por eles divulgadas seja nas representações gráficas ou nos textos. Só pouco tempo atrás, tal instrumento começou a receber um olhar mais criterioso. Após tanto tempo de leitura das obras do autor Monteiro Lobato descobriu-se que no inocente livro, “Caçadas de Pedrinho” existem trechos de cunho racistas.
De maneira extremamente inovadora o cinema e a televisão parecem ser uma alternativa moderna e tecnológica para dinamizar as cansativas aulas tradicionais. Atravessam os muros da escola encantando a todos com a exposição de imagens e sons. Os alunos assistem a dramatização do que antes só imaginava e é neste momento em que esta prática também deve ser repensada. Ambos podem colaborar significativamente para dinamizar as aulas, uma vez que os estudantes gostam e se interessam muito por tais mídias. Entretanto a utilização deve ser planejada para que se possa alcançar o objetivo proposto. Assim, seria necessário articulação ao projetar a obra cinematográfica completa ou parte dela; dependendo do que se quer ensinar com ela. Uma simples cena pode gerar inúmeras interpretações.




Pensar sobre meios tão antigos utilizados nas salas de aulas é uma forma de dar início à reflexão a respeito da inserção das tecnologias na educação a fim de estreitar os laços entre ensino e aprendizagem; bem como acompanhar os estudantes na busca de saberes virtuais.
A reflexão não se esgota de forma simplificada, mas penso que mais urgente seria trabalhar o professor, capacitando-o para estudar, entender e questionar que contribuições a tecnologia poderia lhe dar em sua área específica. Embora muito se tenha avançado neste campo, ele é mais vasto do que se imagina, e é necessário vontade própria e políticas públicas para que avancemos a contento no campo das tecnologias.
Geane Pereira dos Santos