quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Plano de aula - O mundo islâmico


7º ano

CONTEÚDO:

O mundo Islâmico.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, identificando semelhanças e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidade, conflitos e contradições sociais.

EIXOS NORTEADORES:

Sociedade e cultura.

SÉRIES
7 ANO

COMPETÊNCIAS


Ser capaz de reconhecer e compreender as diferentes culturas existentes nos grupos sociais, suas crenças e crendices, seus mitos e a importância das lendas e tradições para construção da cidadania de um povo



HABILIDADES


Compreender a influência dos mitos e lendas nas crenças nas diversas sociedades;
Analisar e interpretar mapas, quadros, gravuras e textos históricos;
Compreender como se manifestam as diferentes formas de poder.


CONTEÚDOS:



CONCEITUAIS
Conhecer o islamismo e suas contribuições para o mundo contemporâneo.


PROCEDIMENTAIS


Elaborar e responder questões referentes aos conteúdos estudados;
Diferenciar as características doutrinárias da religião islâmica da religião cristã.
Identificar aspectos comuns entre as referidas religiões
Identificar semelhanças ou diferenças na cultural com a cultura islâmica.




ATITUDINAIS
Ser capaz de pesquisar e debater os assuntos estudados;
Respeitar as diversas crenças religiosas;
Valorizar a diversidade cultural, bem como a cultura local.




METODOLOGIA

Aula expositiva;
Estudos de textos;
Produção de textos;
Atividades individuais e em grupo;
Trabalho com Imagens


RECURSOS
Livros;
Mapas;
Vídeos;
Data show;


AVALIAÇÃO


Será continua, onde serão avaliados a participação e o desempenho do educando em todo processo.





1ª Aula

Leitura do texto Símbolos religiosos nas escolas francesas. Pág. 44 –
Realização de debate para interpretação, questionamento e lançamento de opiniões sobre o texto lido. (Enfatizar a importância da obediência as regras sociais)

2ª Aula

Trabalhar a localização da Península Arábica (mapa mundi). Comparar os países atuais que hoje fazem parte da península islâmica.
Identificar a localização de onde reside e onde ocorre o assunto estudado. Falar das duas Arábias.
Mostrar imagens das pessoas característica do Brasil e do Mundo Islâmico. (imagens do mundo)
Avaliar a participação (entendimento das diversidades culturais, observar se o aluno se localiza).

3ª Aula
Atividade:
Dividir a turma em grupos, cada grupo deverá produzir um cartaz no qual deverá desenhar um adolescente muçulmano, deverá atribuir um nome, sua atividade, o que ele deve fazer para se divertir e comparar com sua vida.
A aula deve terminar com ativ. para casa sobre Maomé. (Quem foi, onde viveu, qual era seu trabalho, o que fez de importante (temas que devem ser sorteados entre os grupos)


4ª Aula

Os grupos Apresentam Maomé sua biografia. O professor contextualiza o mundo muçulmano.


Avaliação


5ª Aula

A professora trabalhar A crença islâmica.(aula explicativa)

6ª Aula

Produção escrita, individual.

Texto:

Palestinos e Judeus


Jogar uma bomba incendiária dentro de ônibus escolar. Explodir um avião de uma empresa israelense. Ações desse tipo ocupam as páginas dos jornais e nos fazem perguntar: por que matar cidadãos desarmados, inocentes e criancinhas?
É claro que nem todos os palestinos são terroristas, e a própria OLP de Arafat acabou rejeitando oficialmente ações deste tipo.
Os palestinos acusam o governo de Israel de promover “terrorismo de Estado”, derrubando casas de pessoas cujo “crime” seria o parentesco com algum suspeito de terrorismo, prisões ilegais e torturas, assassinatos de civis, inclusive de crianças palestinas armadas com pedras na mão.
Há extremistas dos dois lados, com pouco respeito aos direitos universais dos homens. Palestinos que querem destruir Israel, judeus israelenses que querem expulsar todos os palestinos para outros países.
1ª Questão:

Explique o que significa essas ações para o povo muçulmano? E para nós?

6 comentários: